Se depender do atual Governo Municipal, liderado pelo Prefeito Tuca Jordão, os profissionais da educação infantil e responsáveis por sorrisos como o ilustrado na foto acima, serão extintos!
Isso, devido ao total desdenho e a não valorização por parte da Prefeitura, desses professores que acumulam a função de cuidar. Sendo assim, estamos prestes a perder os profissionais que hoje Compõem o quadro da Prefeitura Municipal, seja por insatisfação ou até mesmo por inanição, devido ao baixíssimo salário, principalmente se comparado a alguns CCs sem nenhuma serventia.
Os Auxiliares de Recreação e Berçário, nomenclatura substituídas já em diversos municípios pela de PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, são os profissionais que atuam dentro das salas de aula das creches municipais, ou seja, os que cuidam e educam nossos filhos durante as 50 (CINQUENTA) horas semanais de funcionamento das creches.
Na educação infantil, as crianças aprendem através de atividades lúdicas, como brincadeiras e contação de histórias. Até mesmo as atividades que envolvem o cuidado, como o banho, refeições e inclusive a troca de fraldas, são atividades que requerem umas atenções especiais e profissionais capacitados para tornar cada momento um grande aprendizado para nossas crianças.
O Ministério da Educação e Cultura incluiu na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação infantil como primeira etapa da educação básica desde 1996. Desde então TODOS os profissionais que atuam em contato direto com as crianças dentro das salas de aula deveriam ter a formação de Magistério.
O Plano Nacional de Educação (2001) já exigia que em todos os concursos a serem realizados para os profissionais da Educação Infantil fossem exigido a titulação mínima em nível médio, modalidade Normal.
O município de Angra dos Reis aderiu ao PROINFANTIL (Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil), uma parceria do governo federal, estados e municípios para qualificar em magistério todos os auxiliares de creche que não possuíam a formação adequada e em setembro deste ano aconteceu a Formatura dos Auxiliares de Recreação e Berçário no referido curso.
Porém a VALORIZAÇÃO destes profissionais foi esquecida pela Prefeitura, que insiste em remunerá-los com um salário inferior, não condizente com o nível de escolaridade exigido por lei e validado através do PROINFANTIL.
Há rumores de que um novo concurso público para o cargo de auxiliar de berçário terá novamente exigência mínima de apenas o nível fundamental, contrariando gravemente a legislação, o que resulta em um grande retrocesso para o município já que agora nossas creches contam em sua grande maioria com profissionais qualificados conforme prevê a Lei 9.394.
Mas sabemos também, que os rumores sobre esse ou qualquer outro concurso, não passarão de promessas eleitorais, já que TODO o dinheiro da Prefeitura esta comprometido com a folha de pagamento dos famosos CCs (cargos comissionados).
Nossas crianças têm o direito a educação de qualidade!
Os profissionais têm o direito a uma remuneração compatível com a função e qualificação exigida por lei!
Já aqueles que podem fazer valer o justo e nada fazem...
MAÇARICO NELESSSSSSSSS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
A MINHA ALMA TA ARMADA E APONTADA PARA CARA DO SUJEITO , MEU CAMARADA MAÇARICO ATÉ QUE ENFIM ALGUEM RESOLVEU FALAR SOBRE A EDUCAÇÃO EM UM MODO GERAL ESTA PESSIMO MAIS EM NOSSA CIDADE ESTA HORRIVEL ENTÃO METE O BICO DO MAÇARICO NO RABO DO PREFEITO E QUEIMA ELE MESMO PQ NÃO TEM ATITUDE NENHUMA
ResponderExcluircom luciane rabha a frente da secretaria nada mudará e a educação ficara em frangalhos
ResponderExcluirPQ O TUCA NÃO EXONERA A LUCIANE , SERA QUE ELA TEM QUE SE FILIAR AO PSD PARA ISSO ACONTECER FAZ ESSE FAVOR AI PRA GENTE SE FILIA LA E SOME QUE NINGUEM AGUENTA MAIS !!!!
ResponderExcluirObrigada pelas palavras e pelo apoio. Acredito que este seja o caminho: mobilização e esclarecimento da população. Fique com Deus
ResponderExcluirQuem nunca comeu melado, qdo come se lambuza! O Tuca cavou sua própria sepultura, não servira nem mesmo para ser faxineiro, e um covarde q esconde sua TOTAL incompetência atras de secretários, não assume nada, por isso não vai para rua, pq sabe q o povo o odeia!
ResponderExcluirTEM QUE MANDAR A DENISE GARRAFÃO EMBORA.. ISSO SIM!!!
ResponderExcluirMaçarico,eu como já trabalhei em creche,te digo a criança tem seu direito e os professores os seus.Porem isso não acontece, os professores não estão nem ai para as crianças,cansei de ver os maltratos que as crianças sofria nas mãos de certos professores e recreadoras,sem contar com as faltas e o desenteresse dos mesmos,principalmente os concursados.Não sei quem é pior os concursados os ccs.Como eu fa vi concursado dizendo "Não estou nem ai sou concursado a mas de 10 anos etc..."Realmente a culpa é do prefeito,federal,presidente etc...por não fazer uma lei que intimida esses concursados.
ResponderExcluirPor falar em educação você sabia que o CEAV não esta tendo reposição de aula,detalhe la não é do TUCA e sim estadual, e a diretora é a sobrinha da Conceição Rabha que não esta nem ai pra educação e tambem é concursada, e não luta pelos os alunos. Como você gosta de falar mau do prefeito e vive arrumando defeito,pode notar que seje Angra dos reis governada a euducação por Tuca ou posição esta uma merda é so observar a escolas estaduais e municipais.Eles ai dizem o "CEAV é nosso"rsrsrsrs um abraço.
Obrigada pelo apoio, esclarecer a comunidade e divulgar nossa situação dentro das creches e realmente uma forma de fortalecer a nossa luta pois sem esclarecimentos o governo destorce nossas palavras junto aos pais e demais profissionais da educação como já fizeram antes.Valeu!!!!!!!!!
ResponderExcluirDeu no blog do Vieira:
ResponderExcluir"Boa idéia
Parabéns ao presidente da Câmara, vereador José Antônio, ao criar o Centro de Defesa do Consumidor. Também gostei muito quando ele disse que vai economizar dinheiro para construir a sede própria do Legislativo. Já era tempo".
O velhinho baba ovo, que vivia pedindo favor aos vereadores, sabe que não dá tempo prá fazer isso, mas dá o maior apoio. Vai fazer no ano que vem, mas será que tem previsão orçamentária. Se não tiver é balela. Aliás, o Boquete não precisa de blog para repercutir suas idéias. O Maré é o seu órgão oficial e a Vanessa Lumbricóide sua "ghost-wither". Vieira babão e Vanessa Oxi-Urus, à serviço do Boquete.
Outra coisa: Ninguem fala nada do concurso da CMAR, nem o TANGRA. Será que estão no Rachid do BOQUETE?
A chibata come solta no lombo dos pobres auxiliares, tenho uma conhecida que trabalha na creche que morre de medo do pessoal da educação, a secretária junto com a denise jordão manda as diretoras fazer terror psicológico nos funcionários, a tal da Denise fala pelos cantos que quem manda é ela. Tinha que tomar vergonha na cara, como pode uma gerente de educação infantil comer cigarro, sim ela não fuma, come cigarro, fala palavrão e bebe cachaça. Lamentável exemplo pras crianças! Como uma pessoa de nível pode saber o que faz na educação infantil?
ResponderExcluirEssa denise dos cacetes antes de almoçar lá no oyster bar ela toma umas dez cervejas e depois vai almoçar e depois come cigarros,uma tosca sapatona.É por isso que tem um monte de merendeiras e zeladoras em desvios de função na educação.
ResponderExcluirUma vergonha pra angra a educação infantil tá nesse estado, mas é na educação como um todo, tá o caos! Precisava esses profissionais estar gritando assim por socorro se eles levassem a educação a sério? Eu passei na hora e vi o esforço desse pessoal, mas a culpa maior é o prefeito que não entende nadica de nada de gestão, a culpa maior ainda é do Fernando que deixou o governo nas maõs dele. Agora se f...
ResponderExcluirSei que a educação precisa avançar em muitas questões, mas sinceramente, não é só no nosso município, mas em todo o Brasil. Como paid e aluno em creche municipal, tenho visto muita coisa boa aocntecendo. espero que as discussões sejam para melhorar ambas as partes, por que afinal, não é por salários baixos que a educação está ruim, acredito que seja por falta de amor à profissão, pois se fosse por salários baixos a as escolas estaduais já não existiriam.
ResponderExcluir